Categorias

Você sabe escolher um sapato confortável, ideal para o seu tipo de pé?

Você sabe escolher um sapato confortável, ideal para o seu tipo de pé? Confere algumas dicas que separamos para você e escolha o modelo ideal.

1. Analise a sua pisada: a anatomia do seu pé e como você pisa devem ser levados em consideração. Os pés que têm algum tipo de desvio podem ser chamados de pronos ou supinos. Quando o apoio do peso é maior na lateral externa do pé, ele é caracterizado como pronado. Se a lateral do pé é mais plana e o apoio é maior nessa região, ele é considerado supinado. Para descobrir o seu tipo de pisada você pode olhar a sola do seu sapato e observar qual lado está mais gasto. Essa será a região na qual o peso do seu corpo tem mais apoio na hora de pisar.

2. Pense na finalidade: existe um sapato ideal para ir ao trabalho e outro para se exercitar. Para quem passa a maior parte do dia sentado pode ir trabalhar com um calçado de salto mais elevado. Porém, se for o contrário, procure um sapato que aumente a sua superfície de contato com o chão para ter mais equilíbrio e que seja mais baixo.

3. Amortecimento: ele não é exclusivo dos tênis. Qualquer material que possa melhorar o impacto dos pés com o chão pode ser considerado um amortecedor. Assim, procure sempre por sapatos que sejam acolchoados na parte da frente, pois é ali que os pés exercem maior pressão.

4. Opte por materiais flexíveis: os materiais sintéticos são mais rígidos e não permitem uma boa mobilidade dos pés. Eles podem até mesmo causar os indesejáveis calos ou formar bolhas. Nesse caso, o mais aconselhável é dar preferência aos calçados de couros mais maleáveis e cedem um pouco, adaptando-se ao formato dos pés.

5. Observe a frente do calçado: muito cuidado com sapatos que têm a parte da frente muito estreita, principalmente se você precisa passar muito tempo em movimento. Esse formato aperta os dedos e prejudica a oxigenação dos tecidos. Esse tipo de sapato também pode causar formigamento e parestesia nos pés, além de causar dores para quem tem joanetes.

6. Atenda ao formato dos pés: os pés podem ser de formas variadas. Por isso, certifique-se de que o calçado esteja bem ajustado ao seu pé.

Fonte: Doctor Shoes